segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

OEL MARIANO: “PODEREMOS VIVER UMA NOVA REALIDADE ECONÔMICA NO SERTÃO COM A CRIAÇÃO DAS CADEIAS PRODUTIVAS”.



No dia 28 de novembro de 2012, o vice-prefeito de Tabira Joel Mariano e presidente do CMDR participou  de uma importante reunião  em Sertânia promovida pelo PRORURAL para discussão do Programa Pernambuco Rural Sustentável – PRS. Segundo Joel “o PRS tem o objetivo de mudar a realidade rural de Pernambuco criando cadeias do que é produzido na zona rural”. O Órgão responsável em criar um plano dessas “cadeias produtivas” é o Instituto Tecnológico de Pernambuco – ITEP.

Conforme ainda o vice-prefeito “o PRORRURAL já tem milhões para investir nessas cadeias produtivas que serão inicialmente compostas da caprino-ovinocultura, podendo investir também na apicultura”.  
No próximo ano, em 2013 já teremos acesso a créditos do PRORURAL por intermédio das associações para investir no melhoramento dos rebanhos de cabras e ovelhas em Tabira e região, bem como, na Apicultura.

Para Joel  “a produção tradicional em nossa região, como por exemplo, o cultivo de milho e feijão não leva a gente a  lugar nenhum”. “Com a criação das cadeias produtivas poderemos criar um mercado interno, construirmos uma espécie de empresa, que comercialize os nossos produtos até com o exterior, inclusive com a China.”
As discussões em Sertânia deixaram claro que  “A nova realidade que vivemos em Pernambuco requer mais créditos, mais técnicas, mais união e organização dos nossos pequenos criadores e, até um  currículo nas escolas dos municípios contextualizado com a nossa realidade”, defendeu Joel Mariano.  (Por Dedé Rodrigues.)

Nenhum comentário: