A hipovitaminose ou avitaminose, é definida como a falta de vitamina no organismo. Geralmente é causada devido a uma alimentação incompleta, mas pode surgir após determinados problemas de saúde.
Hipovitaminose A
É causada pela deficiência de vitamina A levando a problemas como cegueira noturna, modelação óssea defeituosa, hidrocefalia, cálculos renais,  diminuição do crescimento, entre outros.
Hipovitaminose das vitaminas do complexo B
Podem aparecer enfermidades como o beribéri (carência de vitamina B1); ariboflavinose (carência de vitamina B2);pelagra (carência de vitamina B3); deficiência de piridoxina (vitamina B6); deficiência de vitamina B12, que gera uma anemia megaloblástica,etc.
Hipovitaminose C
A carência de vitamina C leva ao escorbuto, no qual os sintomas apresentados pelos indivíduos acometidos são hemorragias gengivais, dores nas articulações, feridas que não cicatrizam e desestabilização dentária.
Hipovitaminose E
A falta da vitamina E leva a alterações neurológicas degenerativas da medula, como diminuição dos reflexos, diminuição da sensibilidade vibratória.
Hipovitaminose K
A falta de vitamina K pode ocorrer em casos de problemas na absorção intestinal mais comumente, e pode resultar em risco de hemorragia, calcificação da cartilagem, má formação dos ossos ou depósito de sais de cálcio na parede das artérias.
Flávia Palombini (Nutrição e Beleza)