A importância da rotulagem nutricional é para que as pessoas possam discernir entre quais alimentos são os mais saudáveis e escolher seus produtos de acordo com sua vontade.
Em todos os rótulos nutricionais devem conter as seguintes informações:
Carboidrato: nutriente que fornece energia primária ao organismo.
Proteína: nutriente responsável pela construção de células, tecidos, órgãos, etc.Além de fornecer energia.
Gordura total: é a soma de todos os tipos de gorduras. As gorduras nos fornecem energia e possuem inúmeras funções no organismo.
Gordura saturada: é a gordura de origem animal, que eleva o colesterol.
Gordura trans: é um tipo específico de gordura formada através do processo de hidrogenação. Esta gordura está presente em alimentos industrializados e é prejudicial à saúde. Procure não ultrapassar a quantidade de 2g por dia.
Fibras: são vegetais, polissacarídeos não digeridos pelas enzimas do sistema digestório. As fibras possuem funções excelentes para o organismo.
Cálcio: este mineral desempenha papel importante no crescimento, desenvolvimento e manutenção de ossos e dentes.
Ferro: mineral importante na formação de glóbulos vermelhos no sangue, auxiliando assim a oxigenação. Contribui também para a formação de enzimas.
Sódio: mineral importante para manter a pressão osmótica do sangue e manutenção do equilíbrio hídrico, também desempenha papel na transmissão dos impulsos nervosos. Se consumido em excesso pode elevar a pressão arterial, podendo acarretar em doenças coronarianas e hipertensão.
Sabendo a importância de todos esses nutrientes, você poderá escolher os alimentos mais saudáveis para o consumo, visando sua saúde. Seja um consumidor consciente e leia o rótulo nutricional dos produtos.

Flávia Palombini (Nutrição e Beleza)