quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ENCONTRO DE PREFEITOS : PAJEÚ PODERÁ SEDIAR USINA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Os prefeitos do Pajeú estiveram reunidos hoje em Serra Talhada discutindo a possibilidade de criação de uma  Usina de Biomassa, projeto orçado em R$ R$ 50 milhões.  A ideia proposta é de reciclagem do lixo dos municípios, em uma área de 100 hectares, doada por uma das cidades do Consórcio do Pajeú, com isenção fiscal de ISS e IPTU.  A usina poderá ser uma grande alternativa para o problema da destinação do lixo no Pajeú, favorecendo a coleta seletiva e o fim dos lixões.
A usina ficaria sediada em uma área estratégica, com acesso facilitado  dos outros municípios da região para  processamento dos resíduos. Segundo o palestrante Ademir Silva, da empresa paulista responsável pela elaboração do projeto,   o município que sediar a empresa não corre risco de ter problemas com poluição, pois receberia material reciclável.
Estiveram  presentes os prefeitos  José Patriota (Afogados da Ingazeira), Zé Pretinho (Quixaba), Luciano Torres (Ingazeira), Sebastião Dias (Tabira), Dêva Pessoa (Tuparetama), o anfitrião Luciano Duque e a sua vice Tatiana Duarte (Serra Talhada). Também participou o Diretor do Campus Afogados do IFPE, Marcos Maciel.
Uma outra reunião será agendada para tratar de encaminhamentos sobre a possibilidade de implantação da usina. Apesar de fazer parte da agenda oficial, a questão dos desafios que os novos gestores encontrarão, com estiagem e dificuldades com FPM entraram nos debates. (por Nill Junior)
 
 

Nenhum comentário: