quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Dicas para incentivar as crianças a escovarem os dentes

Com algumas sugestões simples, você pode fazer o seu filho tomar gosto pela escovação dos dentes e crescer com um sorriso feliz e saudável

dicas para incentivar as criancas a escovarem os dentes Dicas para incentivar as crianças a escovarem os dentes
Foto: Thinkstock
Convencer os filhos a se habituarem com a escovação dos dentes pode ser uma tarefa difícil e muito desgastante tanto para os adultos quanto para as crianças. E para que ambos saiam ilesos dessa questão é necessário ter muita paciência, disciplina e criatividade.
Segundo especialistas, antes mesmo do nascimento dos dentes, é necessário fazer a assepsia da gengiva do bebê usando a ponta da fralda ou gaze com água. A partir do surgimento dos primeiros dentinhos, a escovação já pode ser iniciada, sempre com escovas específicas e cremes dentais para crianças.
Por volta dos 4 anos, a criança já tem dentes suficientes e é capaz de entender e incorporar a escovação em sua rotina diária e é nessa fase que ela deve começar a aprender a escovar os dentes com a ajuda dos pais e depois segurando a própria escova.

Como em um ritual, sempre após as refeições, antes de dormir e ao se levantar, as crianças devem escovar os dentes, mas o drama de alguns pais começa quando por preguiça ou teimosia, elas se recusam a fazer a escovação ou quando fazem, não o fazem da maneira correta e nem com a frequência necessária.
Se na sua casa também acontece isso, ou se você tem crianças em casa, confira essas dicas para ajudar a convencê-los a cuidar dos dentinhos e manter a higiene bucal sempre em dia.

Prepare o ambiente

Não tem nada mais agradável para a criança do que encontrar um espaço preparado para ela e que transmita confiança. Além disso, se a criança não gostar de escovar os dentes, tudo o que puder fazer para eliminar as barreiras será bem vindo. Colocar um banquinho firme para que ela possa alcançar a pia e se ver no espelho já é um bom começo, mas certifique-se que ele não escorregará, se possível, coloque-o sobre um tapete antiderrapante, para evitar possíveis quedas e traumas que podem ser associados à escovação.

Convide os personagens preferidos

Atualmente existe no mercado uma série de opções produtos de higiene bucal específicos para o público infantil com gostinhos e cheirinhos agradáveis. Comprar a escova, o creme dental, o enxaguante bucal, o fio dental e até o copinho de fazer bochecho do personagem preferido, pode funcionar com um ótimo incentivo tornando a hora de escovar os dentes um momento animado e descontraído.

Transforme a escovação em uma brincadeira

Se o momento da escovação for encarado como uma obrigação chata, dificilmente a criança vai se convencer com facilidade, mas se for divertido, não vai ter porquê se recusar a cuidar dos dentes. Deixe ela brincar com a escova de dentes para interagir, permita que ela escove os dentes dos bonecos e até os seus, se for o caso. No começo tudo vai ser uma bagunça, mas com o passar da tempo, eles aprendem a fazer certinho.

Explique a importância

Fazer as crianças entenderem logo cedo o quanto a higiene bucal é importante para a saúde da boca e para o bom funcionamento de todo o corpo também é importante. Para isso, vale contar historinhas sobre a cárie, mostrar vídeos e até fotos.

Comece com doses pequenas

Muitas crianças acabam mastigando a escova e engolindo a espuma da pasta, principalmente quando ela tem gostinho de frutas ou de chiclete, por isso, o ideal é começar com pequenas quantidades de pastas e aos poucos, conforme ela for entendendo, ir aumentando. Quanto às mordidas que estragam as escovas, o conselho é ter paciência e ir ensinando aos poucos que aquilo não deve ser feito

Insira a escovação na rotina

Muitas crianças podem vez ou outra acabar simplesmente se esquecendo de escovar os dentes, neste caso, criar uma rotina de hábitos como, ao sair da mesa ir direto para o banheiro, pode evitar que algumas escovações sejam esquecidas sem querer ou até de propósito.

Estimule pelo exemplo

Para a criança é muito mais fácil assimilar a necessidade de escovação se ela observar que isso ocorre em sua rotina familiar. Desde pequenos, os filhos tendem a observar e imitar os hábitos dos pais, tanto os bons quanto os ruins, portanto, dê o exemplo e não deixe de escovar os dentes por preguiça, da mesma maneira, não deixe de fazer todas as etapas da escovação, ao contrário, ao acabar as refeições, convide os pequenos para escovarem os dentes juntos.

Elogie e recompense

Sempre que as crianças acabarem de escovar os dentes, faça você uma espécie de inspeção para conferir se os dentinhos foram bem escovados. Se estiverem bem limpinhos, elogie e ofereça recompensas, caso contrário, ofereça-se para ajudar, mas jamais critique ou esbraveje para não assustar a criança, pois isso pode colocar tudo a perder.

Não estimule os medos

A antiga história de que a cárie é um monstro que vive dentro da boca de quem não escova os dentes pode causar traumas, então tenha cuidado ao fazer essa alusão ou deixe bem claro que a escova de dentes é muito mais poderosa que a cárie. Da mesma forma, faça o que for possível e necessário para que o seu filho encare a figura do dentista como um amigo, pois se ele começar a ter medo desse profissional, você pode ter dores de cabeça no futuro.

Leve-o para ter uma aulinha com o dentista

Entender o passo a passo da escovação é muito importante para que as crianças cresçam escovando os dentes da maneira correta, para isso, uma visita ao odontopediatra pode ser de grande valia. Eles são preparados para ensinar a ordem e o jeito certo de usar cada produto, assim como a escovar cada um dos dentes e a língua.

Insista

Se, por ventura, todos esses artifícios falharem em um primeiro momento, não perca as esperanças, em alguns casos este pode ser um processo longo, mas aos poucos a criança vai se convencer. Estimule sempre sem perder a voz ativa, mas ao mesmo tempo sem perder a paciência.

Por Daniela Azevedo (Dicas de Mulher)

Nenhum comentário: